Rimon Guimarães – Farol Galeria de Arte, Curitiba/PR

rimonguimaraes_foto_gilsoncamargo_farolgaleriadearte_curitiba_marco2015aweb1

HEY! Marquem em suas novas agendas de 2015! Quinta feira dessa semana, dia 5 as 19hs, abertura da minha EXPO na galeria FaroL, que fica dentro da Bicicletaria Cultural! Alem de varios trabalhos novos e clássicos teremos também um som ao vivo e estarei cantarolando minhas musicas!! Imperdível! Pode convidar todo mundo! Flowwww!

Rimon Guimarães, no Facebook

DSC_3318aweb

Por Yasmin Taketani, Top View, 06/03/2015

As pinturas de Rimon Guimarães já fazem parte da paisagem de Curitiba – assim como tomaram conta, no ano passado, de muros e prédios na França, Gâmbia, Espanha, Holanda e Dinamarca. O início da carreira do artista, no entanto, não se deu nas ruas, mas entre as paredes de um ateliê. É essa produção em menor escala que Rimon apresenta a partir de hoje na Galeria Farol.

Com curadoria do artista e dos galeristas, a exposição reúne cerca de 30 obras produzidas entre 2008 e 2015, inéditas em Curitiba, num recorte que privilegia a extensão da atuação de Rimon Guimarães: gravura, fotografia, desenho e pintura – além de música, que ele apresenta num show ao vivo na noite de abertura, nesta sexta (06).

Tão variadas quanto os formatos são as ideias por trás das obras. Se num primeiro momento a explosão de cores ou as figuras lúdicas passam a ideia de alegria, a leitura não acaba aí. “Eu pinto sobre a vida, tudo o que acontece”, diz o artista curitibano, que prefere que o público crie suas próprias narrativas para as obras. “São emoções: eu me expondo e pensando nas questões que todo ser humano pensa.”

Se num primeiro momento a explosão de cores ou as figuras lúdicas passam a ideia de alegria, a leitura não acaba aí. O artista diz que pinta sobre a vida.

Um destaque da mostra é a oportunidade de observar o diálogo entre sua produção do ateliê e suas intervenções no espaço urbano. Ao mesmo tempo em que compartilham o mesmo traço, aponta a galerista da Farol Margit Leisner, a relação do trabalho é diferente nesses dois espaços: “O ambiente do ateliê é mais intimista”, explica Margit. “É um outro tipo de concentração.”

Cada obra é pensada de acordo com o seu suporte. No caso da rua, Rimon leva em consideração os ângulos pelos quais a pintura será vista e a interação com elementos do entorno (portas, toldos, placas) e com a arquitetura. Da mesma forma, são experiências distintas para o público: “Às vezes, na rua você não tem silêncio ou tempo para parar e observar a arte. Na galeria, você tem essa facilidade”, comenta o artista, cujo trabalho, dessa forma, é acessível a pessoas de todos os estilos e classes sociais.

O trabalho de Rimon Guimarães tem como base o entendimento da rua enquanto espaço público, o qual pode ser usado para a expressão de ideias – uma forma de conversar visualmente com as pessoas. “Ela olha, viaja naquela pintura e por três segundos pensa em outra coisa”, diz o artista que vê suas obras como um “portal para a pessoa sair da monotonia do dia a dia”. Parafraseando Rimon, seu papel é somar dois mais dois – o resultado ele deixa o público decidir. A partir de hoje, até junho, vamos ver como anda a matemática do artista.

rimonguimaraes_foto_gilsoncamargo_farolgaleriadearte_curitiba_marco2015web

Por Isadora Rupp, Gazeta do Povo, 05/03/2015

Quatro novas exposições abrem hoje em Curitiba. Entre as mostras, está a do curitibano Rimon Guimarães, com produções inéditas, e as fotografias urbanas do jornalista Eduardo Aguiar.

A noite desta quinta-feira (05/03) está repleta de atrações para quem gosta de artes visuais, com quatro diferentes exposições que inauguram em galerias e outros espaços.

A partir das 19 horas, o jornalista e editor-chefe da Gazeta do Povo, Eduardo Aguiar, inaugura a mostra Passagens, na Galeria Teix (Av. Vicente Machado, 666). Os registros do centro da cidade, antes restritos ao Instagram, foram transportados ao papel, com curadoria do jornalista Rodrigo Apolloni, que escolheu 37 fotografias entre 120 trabalhos – todos eles, em preto e branco.

No mesmo horário, a Farol Galeria de Arte, na Bicicletaria Cultural (R. Pres. Faria, 226), abre Rimon Guimarães, individual com obras conhecidas e outras inéditas em Curitiba do artista curitibano, conhecido mundialmente por seus trabalhos em arte urbana. Ele já coloriu prédios na Alemanha, Holanda, França, entre outros países. Além das obras, Rimon também fará um show ao vivo na abertura, com músicas de sua autoria.

A exposição, com 36 obras, entre pinturas, gravuras, fotografias e desenhos, é um apanhado da produção de Rimon, de 2007 até 2015. “Fazia tempo que eu não fazia uma individual em Curitiba. É como se eu fosse abrir a minha casa”, diz.

A entrada é franca para todas as exposições.

Mais sobre o trabalho de Rimon Guimarães

Farol Galeria de Arte e Ação
Rua Presidente Faria, 226, subsolo – Curitiba/PR
Visitação de terça a sexta-feira, das 14 às 19 horas (até 05/06/15)
Informações: (41) 8889 7149

DSC_3704web

Série Sus.penso no Ar 20 x 30, 2012 a 2015
Fotografia colada sobre MDF

Rio Grande do Norte Praia do Amor – Pedaço da Pangea, 2014
Ilha do Mel – 2013
Gambia 2013
Lisboa, 2013
Praia da Pipa, 2014
Malasia – Ilha Tioman, 2012
Alpes Franceses Flain, 2014

1web

Montagem: Fer Stancik
Fotos:
Gilson Camargo

DSC_3407

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.