A Ybakatu Galeria de Arte abriu simultaneamente duas exposições individuais neste mês de outubro, de Marta Neves e de Fernando Cardoso. Os dois artistas são mineiros e vivem em Belo Horizonte. As aberturas marcam também a participação da Ybakatu no Circuito de Galerias da Bienal Internacional de Curitiba.
Os dois artistas já fizeram outras exposições individuais na Ybakatu, Fernando em 2001 e Marta em 2003/04. A artista Marta Neves participou da última edição da Bienal Internacional de São Paulo, com o trabalho intitulado Não Ideia.
Para esta exposição, Marta selecionou obras das séries Cenas para uma vida melhor, que apresenta cenas bordadas com missangas e lantejoulas, e Meritocracia do Pano de Prato, panos de prato pintados à mão e emoldurados.
Já Fernando opta por exibir desenhos em aquarela e fotomontagens, o artista usa o desenho como principal meio para sua elaboração artística. Seus desenhos são histórias que giram em torno da obsessão por seu múltiplo. Na maioria são realizados em nanquim sobre papel, onde o traço é preciosamente elaborado. São cenas oníricas e delicadas, mas que utilizam símbolos e jogos de sedução, tornando o trabalho inquietante.
Marta Neves (Belo Horizonte, 1964), é formada em Desenho e Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e obteve o título de mestre em Artes Plásticas pela mesma instituição.
Seguem aí alguns trabalhos da série Cenas para uma Vida Melhor, que desenvolvo há anos, com a técnica do bordado, onde mesclo, com ironia “gauche”, sensacionalismo, beleza e mau gosto, comentando nossa incapacidade de convívio com a própria sede de poder, nossa intolerância ao diferente ou nossas grandes e pequenas violências cotidianas. Isso também aparece na outra série, “Meritocracia do Pano de Prato”, que dá conta de misérias e baixezas cotidianas, tratadas docemente com imagens de cavalinhos, ursinhos, flores e todo um mundo de delícias que as donas de casa, as artesãs bem dedicadas aplicam a panos de prato. Sempre atrelada à alegria – que é a prova dos nove, mais uma vez afirmo meu abuso do mau gosto como território onde, a despeito dos coxinhas ou dos bolivarianos, todos nos irmanamos, no demasiado humano desejo de sermos amados.
Marta Neves.
Fernando Cardoso (Belo Horizonte, 1970), é bacharel em Desenho, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
São cenas, objetos e imagens com que me identifico representadas através do desenho ou da fotografia, montadas com a maior liberdade possível e talvez, pela primeira vez, feitas com um prazer absoluto em relação ao trabalho, sem preocupação com o que o espectador vai pensar, sem qualquer intenção de agradar a um número grande de pessoas do público e com um caráter intimista e totalmente desinibido.
Fernando Cardoso.
De 05 a 30 de outubro de 2015.
Visitação de segunda a sexta, das 10h as 12:30h e das 13:30h as 17h.
Rua Francisco Rocha, 62 Lj. 06, Batel – Curitiba / PR
Tel: +55 41 32644752 | www.ybakatu.com.br